• RSS
  • Facebook
  • Twitter
Comments

Fazer a separação minuciosa de estilos se torna cada vez mais impossível. São tantas influências e misturas que já é comum ouvir em uma musica só vários estilos que antes eram separadamente definidos. Isso pode ser bom, porque afinal a parte principal é resultado da mistura. Se der música boa está valendo.
No meu primeiro post, vou falar de uma banda que anda ‘fazendo misturas’ bastantes interessantes e conseguindo boas críticas com isso. Formada em 2006 por Ezra Koenig (vocal, guitarra), Rostam Batmanglij (teclado, guitarra, 2ª voz), Chris Tomson (bateria) e Chris Baio (baixo), a Vampire Weekend surgiu na Universidade Columbia, Nova York, onde os integrantes se conheceram.
O primeiro álbum, lançado em 2008 e que leva o nome da banda, na minha opinião é o mais interessante dos dois já produzidos pela banda. A mistura de rock com ritmos africanos (às vezes nem notada por quem não conheça algo de música africana) e a percussão acabam se tornando a identidade da banda. Mas o som deles não se resume a isso, pelo contrário...


 Vampire Weekend - A-Punk 
O papel do baixo junto as batidas e arranjos harmoniosos cria um clima de savana bem notável na faixa Cape Cod Kwassa Kwassa, que foi eleita a 67º na lista de 100 melhores músicas de 2007 da Rolling Stone. M79 se inicia em uma textura clássica, passando depois por um dub jamaicano, numa mistura ‘quente’ de ritmos. Ainda há espaço para influencias dos anos 80 e a new wave dos Talking Heads: toques caprichosos de sintetizador podem ser percebidos na faixa One (Blake's Got A New Face). Já A Punk lembra as versões do pop africano.
A união de ritmos torna o álbum uma viajem em todos os sentidos que se pode associar a palavra, e a impressão que fica é que no fim todos eles estão ligados. E eu não me surpreenderia que, após esses shows que a banda fez no Brasil (shows, alias, que mostraram uma boa energia ao vivo e a boa interação entre as músicas dos dois discos), eles incluíssem um samba na lista de influências, o que, convenhamos, seria ainda mais intrigante.





Discografia:
Vampire Weekend [2008]
Contra [2010]
 

TrackList:
1. Mansard Roof
2. Oxford Comma
3. A-Punk
4. Cape Cod Kwassa Kwassa
5. M79
6. Campus
7. Bryn
8. One (Blake's Got A New Face)
9. I Stand Corrected
10. Walcott
11. The Kids Don't Stand A Chance


Link's:
Download
Site
Myspace

Categories:

Leave a Reply